AconteceGospel

Google+

AconteceBusca



Significado de Salmos 40

Significado de Salmos 40

O Salmo 40 é um salmo de louvor declarativo, que muda para salmo de lamentação. Constitui um bom exemplo de como os problemas e dificuldades levaram Davi a depender continuamente do Senhor. A estrutura do salmo é a seguinte: (1) relato do livramento (v. 1-3); (2) exortação ao povo para que entregue sua vidas ao Senhor (v. 4,5); (3) profissão de louvor (v. 6-8); (4) relato a Deus do cumprimento do voto de louvor (v. 9,10); (5) novo lamento (v. 11,12); (6) uma série de pedidos de livramento (v. 13-15); (7) louvor contínuo em meio aos problemas (v. 16,17).

40.1 — O hebraico traduzido por esperei com paciência seria, literalmente, esperei esperando. A ênfase nesta frase não está na paciência, mas no fato de que Davi espera somente no Senhor. O verbo esperar expressa confiança, ou fé, resoluta no Senhor (Sl 130.5). Davi sabe que a salvação provém somente do Todo-poderoso (Sl 3.8). As palavras ele se inclinou para mim apresentam a imagem do Criador do universo, o Rei dos céus, olhando atentamente do Seu trono para salvar os indefesos.

40.2,3 — Lago horrível. Davi escreveu este poema ao sair de um período de terrível angústia, em que se sentia como que preso em um charco ou pântano. Por mais que tentasse, não conseguia sair. Davi expôs então tal frustração ao Senhor e confiou em Sua força. Novo cântico. A salvação do Senhor leva Davi a louvá-Lo. A música é nova porque esta salvação de Deus é nova, recente, para ele.

40.4,5 — Os soberbos refere-se aos idólatras, que não querem se ajoelhar humildemente perante o Senhor (Sl 147.6). A mentira refere-se à idolatria. Não é somente com Suas obras que Deus Se volta para quem tem fé, mas, também, com Seus pensamentos. Deus pensa em nós.

40.6 — O Senhor Se agrada daqueles que vêm a Ele obedientemente e com louvor nos lábios (1 Sm 15.22,23). As minhas orelhas furaste. O Senhor não nos dotou de ouvidos apenas para ouvirmos Sua palavra, mas também para que tivéssemos entendimento do que ouvimos e pudéssemos obedecer-lhe.

40.7,8 — Eis aqui venho. Davi não traz ao templo seu sacrifício; seu ato verdadeiro está em oferecer a própria vida a Deus (Rm 12.1,2) — segundo Hebreus, estas mesmas palavras como que Jesus as pronunciou, ao oferecer Sua vida ao Pai (Hb 10.4-6). Deleito-me está ligado à palavra quiseste do versículo 6. O que agrada o Senhor há que agradar também o Seu povo.

40.10-12 — Não detenhas. Mesmo depois do livramento com que o salmo começa, Davi tem outro motivo para voltar-se para o Senhor com preces renovadas. Em hebraico, as tuas misericórdias, que também pode ter o sentido de ventre, refere-se à íntima afeição que Deus tem por nós. Davi, na verdade, está pedindo praticamente ao Senhor que o envolva com ternura e conforto maternais.

40.13-15 — Livrar-me. Davi não busca, aqui, o perdão de seus pecados (compare com Sl 51.3,4), mas, sim, ficar livre de inimigos poderosos. Ah! Ah!_Qs inimigos de Davi o rodeiam, zombando dele sem compaixão (Sl 35.21).


40.16,17 — Engrandecido seja o Senhor. Com estas excelentes palavras de louvor, Davi incentiva a comunidade a glorificar o Senhor (Sl 35.27). Pobre e necessitado. O salmista sente que ainda tem problemas, mas que, clamando a Deus, Ele irá livrá-lo novamente.


Fonte : https://bibliotecabiblica.blogspot.com/2015/08/significado-de-salmos-40.html
28 visualizações

2017-07-10
;

Por Gospel+ - Biblia Online

Copyright © 2013-2016 acontecegospel.com.br - Email: acontecegospelbtu@acontecegospel.com.br - Desenvolvido por: Rodrigo Leonel